Igreja atende 90 moradores de rua com ‘banho solidário': “É um trabalho de ressocialização"

As pessoas atendidas puderam cortar o cabelo, tomar banho, vestir roupas limpas e se alimentar. Elas também tiveram acesso a psicólogos e assistentes sociais.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA LAGOINHA

O primeiro Banho Solidário contou com a participação de aproximadamente 50 voluntários. (Foto: Reprodução Facebook).
O primeiro Banho Solidário contou com a participação de aproximadamente 50 voluntários. (Foto: Reprodução Facebook).
Uma união entre o Instituto Inconformados e a Lagoinha Pedreira realizou o “Banho Solidário” no último sábado (10), dando assistência a dezenas de desabrigados e dependentes químicos que ficam na região da Comunidade Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte (MG).
A ação aconteceu das 9h às 14h e ao todo foram atendidos 90 homens. As pessoas atendidas puderam cortar o cabelo, tomar banho, vestir roupas limpase se alimentar. Também foi disponibilizado consultas com psicólogos e assistentes sociais.
Para a alegria das famílias, sete deles foram encaminhados de forma voluntária para centros de terapia com o objetivo de começarem um tratamento contra a dependência química.
De acordo com o pastor Tiago Guedes, responsável pela igreja e pelo instituto, as expectativas foram superadas. “O Banho Solidário foi maravilhoso, porque superamos a nossa expectativa. O nosso propósito era encaminhar para a Unidade Terapêutica, e graças a Deus encaminhamos algumas pessoas que estavam dispostas a sair da rua”, ressaltou.
O pastor ainda comenta que a maioria dos homens que foram atendidos na ação não são da comunidade, mas, são de fora, passam pela comunidade e ficam até uma semana inteira usando drogas. “Esse é o público que atendemos. São pessoas que estão ali, que sofreram decepções e vão para a rua”, pontuou Tiago.
Drogados
Com a missão de atrair os moradores de rua para a ação, que aconteceu no Instituto Inconformados, uma equipe saiu nas ruas divulgando o trabalho no dia da atividade, trazendo as pessoas. “Diminuiu muito o número de usuários de drogas que ficam perto do galpão do Inconformados. Antes havia muito mais pessoas e hoje está bem menor esse número, então, vamos às esquinas e pontos onde elas se encontram”, explicou o pastor.
O primeiro Banho Solidário contou com a participação de aproximadamente 50 voluntários, tanto da Lagoinha quanto do Instituto Inconformados e também de outras igrejas. Várias equipes se envolveram, como psicólogos, profissionais que cortaram os cabelos, pessoas que foram para as ruas e que organizaram o bazar, a alimentação e a ação no geral.
“Nós queremos continuar e queremos que seja mesmo um trabalho de ressocialização com as pessoas da cracolândia, para que elas possam voltar à sociedade”, disse Tiago. Por esse motivo, o Banho Solidário será realizado todo sábado, das 9h às 12h, no mesmo espaço do Instituto Inconformados, com atendimento, inicialmente, ao público masculino, sendo assistidos 50 homens.
Como colaborar?
Para colaborar com a ação, você pode se voluntariar ou doar produtos de higiene, como sabonete, shampoo, condicionador, desodorante, além de toalhas descartáveis e roupas. Como é oferecida alimentação aos participantes, você também pode doar biscoitos, pão, bolo, pó de café, açúcar, leite, entre outros alimentos para lanche. Para outras informações sobre o Banho Solidário e para ajudar, ligue (31) 99260-1506 ou envie um e-mail para guedespedreira@gmail.com.
Confira a reportagem da Rede Globo:
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato