____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

John Piper fala aos pais de jovens desviados: "Seu filho precisa ver Cristo em você"

Respondendo à pergunta que um pai preocupado lhe enviou, John Piper afirmou que é preciso sempre confiar no poder de Deus para resgatar um filho que se desvia.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO DESIRING GOD
John Piper é pastor e professor da Escola de Teologia Bethlehem, nos EUA. (Foto: Christian Post)
John Piper é pastor e professor da Escola de Teologia Bethlehem, nos EUA. (Foto: Christian Post)
Uma das coisas mais dolorosas que os pais cristãos podem vivenciar é ver seus filhos abandonando a fé em Jesus. Isso pode trazer à tona sentimentos de fracasso, como se tivessem feito algo errado e até mesmo gerar uma culpa por isso. Mas como seria a forma mais sensata de reagir diante dessa situação? O pastor John Piper foi questionado exatamente sobre isso em um podcast recente e deu alguns conselhos a respeito do assunto.
"Perceba que isso é algo sobre o qual você não têm total controle", disse Piper no início de sua resposta ao ouvinte. "A fé é um dom de Deus. Os olhos do coração devem ver Jesus como verdadeiro e avaliarem que ser cristão é algo desejável, mas somente Deus pode abrir os olhos para isso".
Piper argumentou que enquanto o Senhor pode usar pastores, pais e a Igreja para compartilhar a mensagem do Evangelho com as crianças, nenhum desses fatores é decisivo na vida cristã.
"Deus é decisivo. É absolutamente crucial que você, como um pai, não assuma a culpa além do que deveria e poderia fazer", diz ele. "Mas a oração é absolutamente essencial. Eu recomendaria algum tempo de jejum nesses casos".
"Eu ainda faço isso para clamar por relacionamentos críticos em minha família. Uma das pelas quais é preciso orar é o equilíbrio aparentemente impossível entre a angustiante preocupação de ver o seus filhos em uma situação como essa e a inexplicável alegria que enfrenta este contexto. É a alegria que se sustenta pela Graça, o poder e a bondade de Deus", acrescentou.
O pastor afirmou que é preciso acreditar no poder deu Deus para transformar qualquer situação e como é importante mostrar que tal situação não é suficiente para abalar a fé em Cristo.
"Nada é impossível para Deus", Piper insistiu. "Você precisa estar consciente para olhar para seus filhos e mostrar que isso [se desviar do Evangelho] não tem o poder de anular a esperança e a alegria que você tem em Cristo".

Testemunho
O pastor destacou que um bom testemunho de vida também é essencial para mostrar aos filhos como Deus é bom e poderoso.
"Seu filho precisa ver o poder de Deus em sua vida, precisa ver Jesus em você", diz Piper. "Além disso, é perfeitamente 'certo e bom' que, enquanto o seu filho está sob o seu teto e sob a sua autoridade, ele viva de acordo com as regras da sua casa".
Apesar de falar sobre a importância de exigir uma conduta dos filhos, Piper destacou que os pais também devem mostrar que as relações familiares entre eles vai muito além disso.
"Muitos filhos pensam que o simples fato de ser obediente é o que os pais realmente querem deles", ressaltou Piper. "Mas é muito mais profundo do que isso. Os pais precisam se preocupar com o 'Evangelho da Graça".
"Você não quer comunicar ao seu filho que seu comportamento é a questão principal. A questão principal é ver Cristo como o mais valioso de tudo, bem como desfrutar de Seu perdão aos pecados e da esperança da vida eterna. Portanto, fazer do evangelho o centro de seu lar e sempre deixe claro que há esperança para o futuro deles em Cristo".
Finalizando seus conselhos sobre o assunto, Piper disse que não é preciso "virar noites e noites fritando a mente dos filhos sobre a fé deles".
"Seja capaz de se divertir com seus filhos, mesmo quando as coisas estiverem difíceis!", destacou.

Apoio