____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Primeira Bíblia impressa é disponibilizada on-line

Primeira Bíblia impressa é disponibilizada on-line
A Bíblia de Gutenberg é o primeiro livro impresso no Ocidente usando a técnica conhecida como “de caracteres móveis”. Elaborada em Magonza, por volta do ano 1455, a obra em alemão foi um dos alicerces da Reforma Protestante, que originou o movimento evangélico.
Existem apenas doze exemplares conservados da Bíblia de Gutemberg impressas em pergaminho, mas apenas quatro destes estão inteiros. Existe ainda uma cópia impressa em papel, mas que possui grande importância histórica por ser a única com notas manuscritas, que certifica como a conclusão da impressão em 1456.
Agora, a Biblioteca Nacional da França (BNF) está disponibilizando a consulta pela internet de dois dos quatro exemplares conservados em solo francês, uma em pergaminho e a outra em papel.
A BNF figura entre as maiores instituições literárias no mundo, com mais de 30 milhões de volumes, além da edição digital Gallica, que reúne milhões de documentos, livros, mapas, imagens, partituras.
A Bíblia, com amplos comentários, imagens, notas, é um presente para estudiosos e apaixonados que pode ser acessada aqui.
Mesmo online é possível ver que a impressão em pergaminho garantiu longevidade ao produto e capacidade de manter vivas até hoje as cores originais dos desenhos e das decorações. Com informações de Radio Vaticana
Fonte:www.gospelprime.com.br

Apoio