Evidências na vida do vocacionado por Deus


1- É Nascido de Novo- Como poderá levar uma mensagem de Vida, aquele que não a recebeu em si mesmo? A Bíblia diz: "Quem tem o Filho tem a Vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a Vida." (I Jo 5.12). Às vezes uma pessoa "está" crente por anos a fio, mas não "é" crente. Como poderão dar frutos genuínos e viçosos se não estiverem ligados à Videira que é Cristo?

2-Tem bom testemunho cristão- Zaqueu era cobrador de impostos corrupto, mas ao ser transformado pelo Senhor, ao nascer de novo, algo novo surgiu em seu coração, o desejo de restituir aos que havia defraudado (Lc 19.8-9). Aquele que nasce de novo, imediatamente busca deixar o pecado e restitui os erros que sejam possíveis de ser restituídos. Diz ainda a Bíblia acerca daqueles que nasceram de novo em Cristo: " Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;" (Cl 3.4-10)

3- Ama a Deus- Como disse o Apóstolo João inspirado pelo Espírito Santo: "Como você pode dizer que ama a Deus que não vê, se não ama nem ao seu irmão a quem vê?".

4- E em consequência deste amor a Deus, ama também as vidas que vão a passos largos para o inferno. Seu coração arde por almas, por filhos espirituais, por vidas salvas. E para isso se esforça. Como dizia Paulo, assim deve dizer também aquele que quer fazer Missões, seja ela local ou Transcutural: "Me gastarei e me deixarei gastar por amor de vós." (falando a alguns dos seus filhos espirituais). O amor de Deus em nós só é provado quando o exercemos em favor do outro.

5- Evangeliza a tempo e fora de tempo- Não teme a ser tido por ridículo, não teme perseguições, preconceitos, chingamentos, etc. Pois, como Deus disse a Jeremias, diz ainda hoje àquele que deseja dizer sim ao seu chamado: "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.
E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la." (Jr 1.4-12)
6- Ora sem cessar- Não podemos ver frutos se não estivermos ligados `Videira,primeiro nascidos nEle, depois, recebendo dEle continuamente, isso só se dá por meio de uma vida de leitura bíblica e de Oração. Não podemos nos esquecer de como Moisés rogou ao Senhor que fosse adiante deles em tudo quanto iam fazer: "Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui." (Ex 33.15). A oração deve estar à frente de cada um dos nossos passos; pois precisamos do direcionamento de Deus, para que não sejamos confundidos pelo nosso próprio coração. Pois o coração do homem é enganoso. Precisamos ter convicção do que Deus quer de nós, para que depois não estejamos lamentando e perguntando: "Porque eu queria ir para "tal" campo missionário e não deu certo?" ou ainda: "Porque eu vim e não está dando certo?" Será que era mesmo isso que Deus queria? Será que este era mesmo o lugar para onde Deus queria me designar? Realmente Deus foi consultado a respeito? Houve oração, jejum, consagração e atenção ao que Ele dizia?

7- Lê a Palavra de Deus com fome, prazer e ainda com dedicação em aprender e crescer cada vez mais na Graça e no conhecimento dEle. Quando lemos, Deus fala conosco, ministra ao nosso coração. Como poderemos alimentar as ovelhas se nós mesmos estivermos raquíticos, desmaiando de fome? Muitas vezes a autoconfiança exagerada, a soberba, nos leva a cometermos o erro de pensar que já sabemos de tudo, que não precisamos nos preparar a cada sermão, a cada evangelismo, e é aí que nos damos mal, pois saimos do campo de dependência da Fonte do alimento que é o próprio Deus, por meio das Santas Escrituras.

8- É estudioso, além da Bíblia, de Livros Teológicos e Missiológicos; pois a Missiologia e a Teologia são interdependentes(O Apóstolo Paulo era tanto um grande Missionário, quanto um grande Teólogo). O Missionário e o Pastor jamais devem desprezar o valor do conhecimento Teológico nem tampouco do missiológico. Necessitamos da junção de ambos em nosso ministério, seja ele no Campo Missionário, seja em quaisquer outra área onde Deus nos deu como Ministério no seu Reino; pois tudo o que fazemos dentro da igreja deve apontar para isso: Fazer Cristo conhecido, proclamado e adorado; e só poderemos alcançar este objetivo se o nosso trabalho estiver cheio do conhecimento de Deus e de amor frutífero pelas vidas que se perdem.

9- É disciplinado quanto à administração do seu tempo (pois muitas vezes fazemos menos na obra de Deus justamente porque estamos gastando mais tempo com coisas secundárias, que sequer deveriam ocupar os primeiros lugares em nossa escala de prioridades/valores)

10- Submete-se à Soberania de Deus- Como é difícil esta questão! Pois em nossos dias o que vemos são muitas pessoas que terminam o Seminário, e ao serem convidadas a ajudar em um campo, sua primeira preocupação é de quanto será o salário, quaia as vantagens oferecidas, se há conforto, etc. (leva quem der mais) Claro que isto não é regra geral; Glória a Deus porque ainda há verdadeiros vocacionados que enxergam o campo, seja onde for e como for, uma porta larga aberta por Deus, e que se dispõem a ir.

11- Não confunde a emoção com a genuína Compaixão pelas almas perdidas (pois o mero emocionalismo não gera frutos de real salvação, mas somente a genuína compaixão o fará). Alguns vivem frustrados por terem abraçado o ministério com outras motivações ou até por emocionalismo ou pela visão romântica da coisa. Servir não é brincadeira. Servir é árduo, é doloroso, algumas vezes, e quando encontram estas dificuldades, recuam, ou se arrastam, anos a fio, à frente de um trabalho que acaba sendo também prejudicado, porque o seu líder tem o ofício, mas não era um vocacionado, ou foi para o campo missionário, mas não era bem isso que imaginava.

12- Depende exclusivamente de Deus- Não põe no homem a sua confiança; pois o Deus que o chamou é o mesmo que se responsabiliza e proverá os meios. Agindo Ele, quem impedirá? Ele é o dono do ouro e da prata. Ele diz:  "Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome." (Is 45.2-3) E ainda: "Pede-me, e te darei as Nações por herança." (Sl 2.8). 
Nada está oculto aos olhos do Senhor, porém, muitas vezes Ele permite situações em que a nossa real dependência dEle é provada, momentos em que olhamos para todos os lados e não vemos de onde virá o suprimento (lembro-me do Salmista: "Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? ") Mas, Glórias sejam dadas ao dono de toda a glòria, porque o salmista não parou por aí; ele acrescenta, lembrado pelo Espírito Santo: "O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra." Não estamos sós! O Senhor dos exércitos está conosco!"; "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus!"
Se você tem convicção de que é um (uma) vocacionado (a), não desanime quando todas as portas se fecharem; Deus está contigo! Ele agirá!
"Fiel é o que vos chama, o qual também o fará." (I Ts 5.24).
 
Fonte: compaixão pelas Almas
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato