Água limpa faz uma grande diferença

A Portas Abertas financiou a abertura de um poço artesiano em um vilarejo cristão no norte da Nigéria 

Poço_Nigéria.jpg
Durante o mês de setembro de 2012, dois colaboradores da Portas Abertas da Europa tiveram o privilégio de visitar alguns projetos da organização no norte da Nigéria. Nos últimos meses, centenas de cristãos perderam suas vidas em vários estados do Norte como resultado de ataques de armas e bombardeios. A situação se tornou ainda mais tensa quando os vizinhos, muçulmanos e o governo, passaram a apresentar uma crescente hostilidade contra os cristãos que vivem nas áreas rurais.

A Portas Abertas financiou o furo de um poço artesiano para uma aldeia situada no Estado de Katsina, dominado pela Sharia (lei islâmica).

O poço foi perfurado em 2012; antes dele, os moradores costumavam caminhar 5 km na ida, mais 5 km na volta, para obter água limpa. Uma empresa confiável de Jos (capital do país), foi contratada para fazer o levantamento, a perfuração e instalação. Alguns moradores foram treinados para manter a bomba e fazer trabalhos de reparação sempre que necessário.

A notícia de que a ajuda veio através de representantes da Portas Abertas espalhou-se rapidamente e muitos beneficiados pelo poço artesiano quiseram conhecer seus abençoadores. Os colaboradores falaram com o Rev. Ndulu que disse: "Estamos muito felizes em ter o poço aqui. Como cristãos, não somos autorizados a perfurar o solo em busca de água. O governo não nos ajuda porque, para eles, auxiliar os cristãos é como cometer pecado. Os muçulmanos são maioria no país, por isso estão no comando do governo."

O impacto que tal poço tem sobre a comunidade é enorme. O rio era a única fonte de água e, muitas vezes, as pessoas contraíram o verme da Guiné e outras doenças pela água. Em maio do ano passado, o Rev. Ndulu teve uma infecção parasitária na perna, que o impediu de andar. A comunidade em que mora é afastada e não tem acesso a nenhuma clínica de tratamento; ele levou seis meses para se recuperar. Desde que o poço foi aberto, não houve incidentes de infecções pelo verme da Guiné.

"Porque Deus fez isso por nós, acreditamos que Ele pode fazer coisas maiores, e isso realmente nos dá esperança. As pessoas daqui, da nossa mesma raça, estão dispostas a nos prejudicar. Mas em outros países, cidadãos de uma raça diferente, que não nos conhecem, estão emprestando uma mão amiga. Esse é o amor de Cristo, e ele realmente toca nossos corações. Isso nos fez perceber que realmente somos um em Cristo".

O poço é, também, frequentemente usado por muçulmanos de aldeias vizinhas, e os cristãos consideram essa situação como uma oportunidade de mostrar o amor de Cristo, acolhendo-os.

O Rev. Ndlulu concluiu com estas palavras: "Estamos muito gratos pela ajuda da Portas Abertas e estamos orando por vocês também!"

Pedidos de oração

        Ore para que Deus fortaleça a comunidade cristã na Nigéria, que enfrenta perseguição diariamente por conta de sua fé em Cristo Jesus.
        Peça para que o Senhor permita que eles ofereçam aos seus filhos um futuro melhor.
        Interceda para que eles mostrem o amor de Cristo para aqueles que estão perseguindo-os.

Fonte: Portas Abertas
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato