A religião interior e a religião exterior ( Lc 21: 1-3 ).

Slide1

         Este foi o tema da palavra que o Senhor nos deu em uma noite quando nos reuníamos para estudar a bíblia na casa de nosso irmão Idrissa.
     Estivemos reunidos com ele, Jane e Elisama, assim como mais quatro outros amigos muçulmanos (todos de etnia Peule ou Fulas) que estiveram presentes ouvindo a palavra. Entre eles estava o filho de um Imã (líder religioso na religião islâmica). Um encontro amigável, onde podemos passar algumas horas conversando e partilhando diversos assuntos.
    Baseado na palavra da oferta da viúva pobre (Lc 21:1-3) discorri sobre este tema: a religião interior e a religião exterior. A religiosidade que muitas vezes expressamos em nossa forma de cultuar a Deus, por vezes, não demostra o que realmente sentimos em nosso interior. É difícil de explicar o que realmente cada um está a pensar ou sentir no seu coração no momento em que cultua a Deus. Mais Deus, que não ver como vemos e que enxerga além do que esta aparente é capaz de perceber o que realmente se passa no interior dos homens. Sabe quem de fato são os verdadeiros adoradores. Aqueles que O adoram em espirito e em verdade. Conhece e perscruta o coração e descobre quais são suas reais intenções.
     Não lhe interessa quem mais faz quem mais pode. Quem mais ofertou ou dizimou. O que interessa a Ele é se, no pouco ou no muito, estamos sendo fieis a Ele e oferecendo nosso sacrifício com toda sinceridade e amor. Se o fazemos com o coração e a alma. Esta foi à diferença que existiu entre os sacrifícios de Abel e Caim. Diferentes qualidades de legumes, o melhor do que pode se colher do chão não foram suficientes para tocar o coração de Deus. Ou ainda o melhor ou mais bonito exemplar do rebanho. Mais aquilo que cada um trouxe dentro de si para apresentar ao Senhor foi isto que foi suficiente. O que realmente contou foi quem de fato adorou a Deus de verdade. Com o coração e a alma. Este sim é que foi o real sacrifício agradável ao Senhor. Jesus nos ensinou que são os verdadeiros adoradores que o Pai está a procurar. E que todos aqueles que se propõem a cultua-lo devem se portar como tais.
     Para alguém que vive sua vida inteira a praticar a religião como os Peules(Fulas), dependendo da maneira que um assunto como este for colocado, pode soar como uma pesada critica. Mas mesmo eles sabem que, se não fizerem assim, seu culto será em vão. No final, quando colocamos a questão: que vocês pensam de tudo isto? Podemos ouvir testemunhos unanimes de que “tudo isto que ouvimos é uma verdade”.  Gloria a Deus.
     Mais uma vez podemos voltar pra casa jubilosos de poder partilhar a palavra de Deus a um povo que no Senegal, é uma das etnias mais fechadas ao Evangelho, os Peules(Fulanis). E o que mais nos alegra é saber que Jesus ja começou a fazer e fará uma grande obra no meio deles. Continuemos a orar por estas vidas meus irmãos Jesus deseja muito salva-las.

Que Deus Continue abençoando as nossas vidas.   
  Ev Emilson de Castro

 
SEMADEC Secretaria de Missões das Assembleias de Deus do Estado do Ceará
 
Fonte: Semadec
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato