As pequenas igrejas nas montanhas da Indonésia

Elia* começou a pregar o evangelho de porta em porta, aproveitando todas as oportunidades que tinha; hoje, seu ministério cresceu e tem dado muitos frutos

Quando começou o trabalho de “semear o evangelho” nas montanhas da Indonésia, Elia não pensava que tantos hindus se converteriam aos caminhos de Jesus. Ele começou a falar de Cristo nas oportunidades que tinha, enquanto vendia sabão de casa em casa, até que uma pequena igreja doméstica se formou. Hoje, existem cerca de 20 igrejas estabelecidas nas aldeias das montanhas e cada uma delas é composta por cerca de 10 a 50 membros. Em cada igreja, um líder leigo dirige os trabalhos.

Elia explica que não olha para a base educacional dos líderes que discipula, mas para a capacidade deles de pregar a palavra de Deus. Um deles se chama Putra*, de 51 anos. Ele não completou o Ensino Médio, mas prega o evangelho com dedicação enquanto vende sorvete nas ruas. “Ele tem muitas habilidades interpessoais e desenvolve bons relacionamentos com os moradores”, justifica Elia. “Quando as pessoas perguntam sobre minha fé atual, eu aproveito a oportunidade para compartilhar sobre Jesus Cristo”, disse Putra.

Mas nem todos os cristãos têm o próprio negócio para se sustentar. Há muitos que são excluídos da comunidade e que enfrentam grande dor. Muitos que não suportam a perseguição acabam desistindo da fé cristã e retornam ao hinduísmo. “Temos que ser fortes para seguir Jesus, pois ele mesmo nos sustenta. Ele alimentou milhares de pessoas que o seguiam e pode fazer o mesmo em nossos dias. Por isso, não podemos só pregar o evangelho e deixar os famintos”, disse Elia, que iniciou alguns projetos sociais onde novos convertidos podem encontrar opções de trabalho.

O líder de 70 anos fornece água aos agricultores e ensina as habilidades para criar gado, plantar bambu e alguns tipos de árvore para vender madeira. Tudo isso tem ajudado muito os novos convertidos que foram banidos da sociedade. Elia finaliza dizendo que Deus tem sido fiel a ele ao longo dos anos. “Quando eu estudei teologia, fui ensinado a depender inteiramente de Deus e ele, incrivelmente, sempre enviou dinheiro necessário para todos os nossos projetos por meio de pessoas desconhecidas”, disse com gratidão.

*Nomes alterados por motivos de segurança.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato