Com igrejas fechadas na Argélia, cristãos se reúnem nos lares

Pastor conta os desafios e benefícios dessa nova maneira de ser o corpo de Cristo

O Pastor Salah agradece as orações e pede que os cristãos continuem a pedir a Deus e pressionar o governo da Argélia

O Pastor Salah agradece as orações e pede que os cristãos continuem a pedir a Deus e pressionar o governo da Argélia

O salão de uma igreja em Tizi Ouzou, Argélia, ficou cheio de policiais na tarde do dia 15 de novembro. Foi o encerramento oficial do prédio. Até agora, 13 igrejas foram fechadas no país desde o início de 2018. Irmãos e irmãs ao redor do mundo têm acompanhado a perseguição do governo argelino aos cristãos; alguns líderes até movimentaram os governos de outros países para pressionar as autoridades da maior nação africana. O pastor da Full Gospel Church, Salah Challah, conta que agora os membros da congregação dele estão se reunindo em casas.

Há um mês, o prédio da igreja do pastor foi interditado, mas isso não indicou o fim dela. “Nós já temos seis igrejas domésticas. Esperamos ter mais. Precisamos de famílias que possam receber pessoas nos lares”, explica o líder cristão. Com esta nova configuração, é comum que as pessoas que se dão melhor frequentem as mesmas casas, porém, esse fato intimida aqueles que desconhecem os anfitriões. Entretanto, há pontos positivos: “As igrejas em casas são muito mais poderosas. O governo não pode monitorar sempre, como fez com nosso prédio. Também, a lei não nos proíbe de receber pessoas em casa. É claro que nós precisamos ser sábios nesses encontros, para  não perturbar os vizinhos”, afirma Sallah.

Outra maneira que o pastor encontrou de manter os membros reunidos e alimentados foi sugerir que eles começassem a frequentar outras igrejas que não foram fechadas. Mas para muitos essa opção é inviável, já que precisariam dirigir entre 30 a 40 km de distância. “A coisa mais importante é a comunhão. Nós sabemos que a salvação é algo principal, mas a vida cristã é vivida em comunidade”, lembra.

O líder cristão também teve a rotina de trabalho alterada. Antes o prédio da igreja era local para cultos, aconselhamentos, discipulados e batizados. Mas agora as residências são os locais dessas atividades e o pastor está pronto para ir onde for necessário. Ele conta que passou o número de telefone para todas as pessoas que frequentavam a igreja e está disponível quando qualquer um precisar dele. “Eu falo com eles quando precisam de mim e, claro, fico feliz quando visito as casas”, completa o líder.  

Pedidos de oração

  • Ore para que a igreja cristã doméstica na Argélia cresça e seja testemunho vivo de Cristo.
  • Peça que o Senhor levante governantes tementes a ele e que as igrejas cristãs tenham liberdade de adorar em seus locais de costume.
  • Interceda pelo sustento físico, emocional e espiritual dos líderes cristãos. Para que eles não percam a esperança e sejam supridos em todas as necessidades.                                                                                           Fonte:https://www.portasabertas.org.br/

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato