Portas Abertas ajuda mais de 50 famílias iraquianas

Por medo de que o Estado Islâmico (EI) avance na planície de Nínive, muitas famílias cristãs deixaram suas casas para cidades como Dohuk. De acordo com um pesquisador de campo da Portas Abertas, em Dohuk a situação é tranquila, mas a cidade foi invadida por pessoas que não têm onde ficar

Muitas pessoas deslocadas internamente (IDP, sigla em inglês para o termointernally displaced people)  – ou seja, refugiados em seu próprio país – encontram abrigo nesta cidade do norte do Iraque depois de deixar aldeias como Batnaya, Tal Kayf, Telskuf, Al Qosh e outras. Dohuk fica ao norte da planície de Nínive, a menos de 20 minutos de carro.

Devido à necessidade humanitária na região, a Portas Abertas está ativamente envolvida no Iraque e, em conjunto com as igrejas e parceiros locais, tenta fornecer as necessidades básicas para estes que precisaram fugir deixando tudo para trás. Um pesquisador descreve: "Semana passada eu fui para uma vila na planície de Nínive. A maioria dos moradores originais já foi embora, mas eu recebi uma chamada de que 13 novas famílias deslocadas tinham chegado lá. Então, eu levei cestas básicas e itens de higiene para eles. Ao chegar lá, encontrei-os em circunstâncias difíceis, abrigados em uma escola e um centro de saúde."

"A maioria teve de dormir no chão. Então eu decidi tentar cobrir as suas necessidades, não só com a comida, mas também tentando fornecer colchões e travesseiros. Eu rapidamente comecei a contar o número de pessoas que estavam lá, e não haviam 13 famílias, como me foi dito, mas mais de 50! No total contei cerca de duzentas pessoas. Voltei para Dohuk rapidamente. E, como era sexta-feira, eu encontrei uma loja que ainda estava aberta. Lá, eu comprei mais de uma centena de colchões e um número igual de travesseiros." 


"Eu voltei para a aldeia com o caminhão carregado de mercadorias para essas famílias. Era difícil ver que os idosos e as crianças estavam dormindo no chão. Agora, pelo menos, a maioria tinha um lugar um pouco melhor para passar a noite."

No mesmo fim de semana a equipe da Portas Abertas organizou diferentes distribuições para famílias que estavam em torno de Dohuk. Foi possível ajudar cerca de 500 famílias com alimentos e itens de higiene. A combinação das duas cestas é suficiente para uma família de cinco pessoas durante uma semana. Os alimentos entregues são os itens não perecíveis, como arroz, conservas de peixe, feijão, óleo de cozinha; enquanto o kit de higiene fornece sabonete, creme dental, escovas e desinfetante.

Em Dohuk, a distribuição é feita em estreita colaboração com outros parceiros locais e uma igreja, de modo a certificar-se de que a ajuda é distribuída de forma igual e deslocados internos são apoiados, quando necessário.

Mantenha a Igreja viva no Iraque
Há centenas e centenas de desabrigados, muitos perderam seus familiares em ataques, outros estão em situação de forte ameaça. Os cristãos no Iraque precisam de socorro emergencial e você pode ajudá-los. 
Saiba como.
Fonte:www.portasabertas.org.br
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato