ESTUDAR TEOLOGIA É NECESSÁRIA?

Profº,Pb Antônio Soares
Observamos que quando perguntamos a pessoais de uma forma geral o que eles entendem por teologia, recebemos as respostas as mais variadas possíveis. Por exemplo uma mulher que cuida diariamente do seu lar, uma doméstica ela afirma: “Não sei, acho que é o estudo dos padres ou pastores”. Um jovem do ensino médio respondeu: “Não tenho a mínima ideia”, principalmente nestes dias relativistas. Outra argumenta, talvez seja alguma coisa relacionada a história. Ou seja, as respostas são as mais misteriosas e controvertidas possíveis. Mas afinal o que venha a ser teologia de fato? Vamos refletirmos um pouco, dando de geral fundamentos a esta pergunta: é necessário refletirmos sobre o que venha a ser teologia no aspecto etimológico. O termo “ teologia” é constituído pela combinação de duas palavras gregas: theos, que significa “Deus”, e logos, que significa “ razão”, “sabedoria” ou “pensamento”. Portanto, “teologia” significa literalmente “pensamento de Deus” ou “raciocinar sobre Deus”. Estudiosos e dicionários, de modo mais sistemático e formal, a definem como sendo a “Ciência sobre Deus”.
Podemos afirmar sem sombra de dúvida que a teologia é “a fé de olhos abertos”, uma fé lúcida, inteligente e crítica, Deus é seu objeto primeiro, um Deus que “se revela” e se faz conhecer no curso da história humana. Assim, afirmam, a teologia inclui um encontro entre Deus que vem a nós e o ser humano que se abre à sua manifestação entendo o chamado do verbo eterno.
Nessa acepção, porém, “ciência” significa simplesmente uma reflexão sobre Deus e tudo que se relaciona com o mesmo. Autores destacam que Deus está presente em todas as questões da vida, e de certa forma é uma verdade reflexiva. Refletindo sobre as questões vitais da vida, a saber: Quem somos, de onde viemos, para onde vamos, qual é o sentido real da vida.
Dentro desta reflexão teologia é o estudo racional sobre Deus e de como se relaciona com suas criaturas. E a Bíblia é a principal fonte desse conhecimento. Deus não é apenas o objeto, na Teologia Cristã Ele é o Sujeito, pois Ele mesmo se fez Carne e habitou entre nós, sendo o Revelador (Jo. 1.1).
A Necessidade Da Teologia Cristã
      A teologia é necessária para definir o cristianismo em meio ao relativismo e sincretismo religioso desta época;
       A teologia é necessária para defender o cristianismo contra ataques dos céticos.
       A teologia é necessária para propagar as verdades do cristianismo.
Para Que Serve A Teologia?
      A Teologia não tem nenhuma serventia se ficar restrita ao mero filosofar acadêmico.
      Não terá nenhuma relevância se apenas fizermos um curso de teologia nada adianta e depois colocar o diploma exposto na parede.
      A Teologia é dito com muita propriedade que a teologia é serva da Palavra, para a edificação da Igreja, a comunidade da fé.
      A reflexão  teológica deve ser revertida em benefícios para a Eclésia.
Possibilidade Da Teologia.
A Teologia é possível devido algumas razões:
1 . Deus existe; não está escondido, Ele fala (Hb. 1.1,2);
2. As Escrituras testemunham o falar de Deus (Jo. 1.1,2);
3. O Espírito Santo torna possível o conhecimento da revelação (I Co. 2.10-13);
4. A mente humana é capaz de conhecer a Deus;
5. Deus se deu a conhecer ao homem.
Principais Ramos Da Teologia
1. Teologia Exegética: É estudo da Bíblia através suas línguas originais, procurando-se descobrir o sentido original textual das Sagradas Escrituras. Hermenêutica bíblica.
2. Teologia Histórica: Trata do desenvolvimento do estudo das doutrinas da Igreja através dos séculos.
3. Teologia Dogmática:Trata sobre as verdades de fé Cristã.
4. Teologia Bíblica: Trata da revelação divina progressiva , através somente da Bíblia.Veja é preciso primeiramente estudar a Teologia Bíblica e em seguida estudarmos a Teologia Sistemática.
5. Teologia Sistemática: É o estudo das doutrinas Bíblicas.
6. Teologia Contemporânea: É uma Teologia inversa da Teologia Ortodoxa, precisamos estudá-la (Cl 2.8).
7. Teologia Natural: É o conhecimento de Deus pelo estudo da criação, pela natureza e de seus fenômenos.(Sl 19.1-4;Jó 12.7-9).
8. Teologia Prática: É o nosso conhecimento experimental de Deus, mediante nossa fé e comunhão com Ele. (Hb 11.6). Teologia prática é a doutrina viva.
Ø Teologia Pastoral, Ética, vida cristã, Teologia da Educação
Ø Teologia de Missões, evangelismo, Homilética
Ø Apologética, Liderança Cristã e outras...
Fontes Da Teologia
1.A Bíblia Sagrada
(2Tm 3.16,17)
2. A Consciência
(Rm 2.13 – 16).
3. A Natureza
           (Rm 1.18-21; Sl 19)
4. A Experiência
 (Sl 42.1; Os 6.3)

A Autoridade Da Teologia
A Bíblia, não a tradição e/ou razão, É a Bíblia a autoridade suprema em matéria de fé e doutrina cristã (II Tm. 3.16,17; Jo. 10.35; Mt. 5.17,18; 4.7-10).
Onde Se Faz Teologia
A Igreja é um organismo vivo onde se faz TEOLOGIA, é na comunidade da fé, no pensar-crendo, que se faz Teologia.
É na Igreja que se faz TEOLOGIA SISTEMÁTICA (a revelação como um todo) e a TEOLOGIA BÍBLICA (a exegese do texto).
Portanto, “Procura apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”  2Tm 2.15;II Pedro 3.14-18).


Por Profº,Pb Antônio Soares
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato