Mas afinal o que é e para que serve a religião?

Prof, Pb. Antônio Soares

- “Quem eliminar a religião eliminará todo e qualquer fundamento da sociedade” Platão.
 - “A ciência sem a religião é manca, e a religião sem a ciência é cega”. Einstein.
 - “Porque é mais belo o risco ao lado da esperança que a certeza ao lado de um universo frio e sem sentido.” Rubem Alves.
 - “O homem vive a espiritualidade diversas formas, mas todos com o mesmo objetivo: a união com o sagrado, transcendente.
“ Os analfabetos dos próximos séculos, não são os que não sabem ler ou escrever, mas são aqueles que se recusam a prender, ou seja, não querem pensar. Este mundo está pobre de pensadores”.
*      O que vem a ser religião?
Definição etimológica:
·         Cícero afirma que a palavra “religião” vem de re – legere (re – ler): considerar atentamente o que pertence ao culto divino, ler de novo, ou então reunir. Temos aqui o aspecto comunidade.
·         Lactâncio: re – ligare (re – ligar): ligar o homem de novo a Deus. O Homem vai a Deus e Deus vem ao homem.
·         Agostinho: re – eligere (re – eleger): tornar a escolher Deus, perdido pelo pecado. A história da palavra religião parece corroborar o significado da posição de Cícero.
Definição filosófica (Pensadores)
      - Alguns representantes das mais variadas correntes filosóficas definem religião das mais distintas maneiras, enfocando seus próprios conceitos sobre o tema, baseados no tipo de pensamento filosófico que representam:
      Emanuel Kant: “Religião é a moral em relação a Deus, como legislador. É o reconhecimento dos nossos deveres considerados como mandamentos divinos”.
      Feurbach: “Religião é o sonho da mente humana”.
      Schleimacher: “Religião é o sentimento do fato de dependência absoluta do juiz invisível do nosso destino, acompanhado do desejo consciente de entrar e em relações harmoniosas com Ele”.
      Helmuth Vou G: “A religião é a convicção de que existem poderes transcendentes, pessoais ou impessoais, que atuam no mundo, e se expressa por meio de pensamento, sentimento, intenção e ação”.
      A religião é um sistema de crenças que estabelece e regula entre os seres humanos e as divindades.
*      Porque estudar sobre Religião?
1 - É uma área do conhecimento humano;
2 - Proporciona uma formação Integral (total do ser humano);
- Cultural - Social - Histórico- Racional- Afetivo - Espiritual/ Religioso
3 - Fornece valores preciosos para a vida pessoal e profissional;
4 - Proporciona uma reflexão sobre o sentido da vida;
5 - Proporciona uma viagem cultural ás crenças, costumes e filosofias da humanidade;
6 - Por que somos todos iguais, porém diferentes.
*      Mas afinal para que serve a religião?
Desde que existe no mundo, o ser humano sempre teve algum tipo de religião. Deuses, espíritos, forças da natureza – em todos os tempos, a humanidade acreditou em alguma coisa.
Mas o que é uma religião? Será que é possível achar uma só forma de explicar algo complexo e rico?
Podemos seguir algumas pistas... Por exemplo, geralmente as pessoas procuram na religião a resposta a certas perguntas muito difíceis, mas que todo ser humano gostaria de ver respondidas: porque existe o mundo?Quem criou o Universo?Para que nascemos?Existe vida depois da morte?...Essas e outras perguntas estão no imaginário do ser humano.
As religiões possibilitam que as pessoas se relacionem com forças ou seres que elas não vêem, mas nos quais acreditam: deuses, espíritos ou então um só Deus – como é o caso do Judaísmo, do Cristianismo e do Islamismo, por isso chamados religiões monoteístas.
Muitas vezes as pessoas sentem medo; outras vezes, experimentam amor, adoração, emoção para algo invisível. Sentem que, além daquilo que podem ver, ouvir e tocar, existe esse “algo”. É esse “algo” – misterioso e comovente – que faz parte das religiões.
O mais importante de tudo é que as religiões nos ensinam uma forma melhor de viver. Elas nos dão princípios. Solidariedade, amor ao próximo, piedade e justiça, por exemplo, são idéias que as religiões propõem. Podemos, então, dizer que as religiões em geral ensinam ao ser humano que ele é capaz de melhorar, ser mais feliz, conquistar a si mesmo e ser mais solidário com o outro!
Você pode pensar: mas tantas vezes aconteceram e ainda acontecem terríveis guerras religiões; tanta gente matou e ainda mata em nome da religião! Ou você pode, ainda, lembrar-se de alguém que segue uma religião e mesmo assim é uma pessoa que pratica atos maus e desonestos.
Será que isso quer dizer que as religiões são ruins? Não; de modo algum! É que às vezes as pessoas estragam as coisas mais sagradas. A responsabilidade é delas e não das religiões.
Por fim, fiquemos com o que as sagradas letras nos ensinam “Examinai tudo. Retende o bem” (1 Tessalonicenses 5: 21);Tiago también corrobora “ Se alguém supõe ser religioso,deixando e refrear a língua,antes,engañando o próprio coração,a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula,para com o nosso Deus Pai,é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incotaminado com o mundo” Tg 1.26,27.



Por Prof, Pb. Antônio Soares
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato